28.3.13

Resenha Abadia de Northanger-Jane Austen -Editora Landmark



Abadia de Northanger


Jane Austen
Edição de Luxo Bilingue-Português/Inglês
Capa Dura-16 CM X 23 CM° 240 Páginas
2012° Literatura Inglesa
Romance
ISBN 978-85-8070-022-0
Preço de Capa: 28,00

Sinopse:Esse livro transparece toda a habilidade de Jane Austen em criticar socialmente seu tempo por meio de análises morais de seus personagens. Com boa dose de senso de humor, os excessos que beiram o ridículo dos romances góticos são criticados de forma cotidiana e plausível, um feito que, entre inúmeras razões, torna a autora uma das mais importantes e lidas por todo mundo.

Abadia retrata o balneário de Bath na Inglaterra frequentado por Austen e sua família, na sua obra é protagonizada por Catherine Morland, que em meio a passeios e bailes conhece outros jovens da cidade entre eles John Thorpe e Henry Tillney inseridos no mundo da literatura e da historia. O general Tillney, pai de Henry convida o grupo para uma visita em uma de suas propriedades, a Abadia de Northanger, estadia aceita prontamente pela moça animada com o clima de mistério e conhecimento. Catherine entra em um conflito entre ficção e realidade durante suas experiências literárias  e estadia na casa cujo o ambiente a remete ao antigo, sombrio e ao fantástico.

Opinião da Blogueira: Esse é o segundo livro que leio de Jane Austen e os meus elogios só aumentam. Diferente de “Emma”, Catherina é uma jovem normal e cheia de imaginação, a quarta de dez filhos de um clérigo de condições financeiras razoáveis, não possui muitos talentos ao não ser o fato de entre os 15 e 17 anos lera todos os livros possíveis sobre heroínas, sendo esta a sua única visão da vida.
Algo que me chamou bastante atenção foi à ingenuidade e a imaginação de Catherina, que de tanto ler livros acaba confundido a realidade com a fantasia. Confesso que durante a leitura desse livro senti pena e raiva da personagem principal.Sem duvida nenhuma eu recomendo esse livro !


Beijos Ela Oliveira

5 comentários.:

  1. oi querida,
    ainda não li nada da Jane Austen, infelizmente, mas tenho muita vontade. Adorei a resenha, gosto desses "dramas" com heroínas.
    boa semana
    ;*

    www.redbehavior.com

    ResponderExcluir
  2. Bastante interessante essa resenha e aproveito para te desejar uma feliz páscoa!!
    Abraços.Sandra

    ResponderExcluir
  3. Eu já li Orgulho e Preconceito... Apesar de ter uma ideia boa também senti um pouco de raiva da personagem, ou não sei, talvez tenha realmente sido essa a intenção a escritora... Mas mesmo assim foi uma leitura legal... Vou procurar saber mais sobre a sua dica, achei interessante a ideia desse livro e as críticas que ele faz. Beijos ;*

    ResponderExcluir
  4. Parece legal esse livro.Fiquei curiosa.Essa coisa de confundir realidade com fantasia já rolou comigo, é muito louco.rsrsrsrs.Quase não leio, esse tipo de literatura, mas esse parece muito bom.

    ResponderExcluir

 
Páginas em Preto © Todos os direitos reservados.