12.10.22

Especial Outubro Rosa

 



No post de hoje eu vou falar um pouco sobre a Campanha Outubro Rosa.Espero que gostem e não deixem de comentar.

Estou aqui mais um ano para reforçar ainda mais a conscientização em relação a campanha Outubro Rosa.Seu principal objetivo é alertar as mulheres em relação aos perigos do  Câncer de Mama,bem como o seu diagnóstico e tratamento.

Segundo o site do INCA,no Brasil a recomendação do Ministério da Saúde é a realização da mamografia de rastreamento(quando não há sinais nem sintomas)em mulheres de 50 a 69 anos,uma vez a cada dois anos.Já a mamografia diagnóstica,assim como outros exames complementares com finalidade de investigação de lesões suspeitas da mama, pode ser solicitada em qualquer idade, a critério médico. Ainda assim, a mamografia diagnóstica geralmente não é solicitada em mulheres jovens, pois nessa idade as mamas são mais densas e o exame apresenta muitos resultados incorretos.




Segundo o Inca,O câncer do colo do útero é uma doença de desenvolvimento lento, que pode não apresentar sintomas em fase inicial. Nos casos mais avançados, pode evoluir para sangramento vaginal intermitente (que vai e volta) ou após a relação sexual, secreção vaginal anormal e dor abdominal associada a queixas urinárias ou intestinais.


A detecção precoce do câncer é uma estratégia para encontrar um tumor numa fase inicial e, assim, possibilitar maior chance de tratamento. Ela pode ser feita por meio da investigação com exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos, de pessoas com sinais e sintomas sugestivos da doença (diagnóstico precoce), ou com o uso de exames periódicos em pessoas sem sinais ou sintomas (rastreamento) pertencentes a grupos com maior chance de ter a doença.

Existe uma fase pré-clínica (sem sintomas) do câncer do colo do útero, em que a detecção de lesões precursoras (que antecedem o aparecimento da doença) pode ser feita através do exame preventivo (Papanicolaou).



Por Isto É 


Quando diagnosticado na fase inicial, as chances de cura do câncer cervical são de 100%. A doença é silenciosa em seu início e sinais e sintomas como sangramento vaginal, corrimento e dor aparecem em fases mais avançadas da doença.É um exame simples e rápido, podendo, no máximo, causar um pequeno desconforto. 


O tratamento para cada caso deve ser avaliado e orientado por um médico. Entre os tratamentos para o câncer do colo do útero estão a cirurgia, a quimioterapia e a radioterapia. O tipo de tratamento dependerá do estadiamento (estágio de evolução) da doença, tamanho do tumor e fatores pessoais, como idade da paciente e desejo de ter filhos.


"Lembrando que este post é informativo.Visite um médico de confiança para maiores e melhores informações".


Siga o Páginas nas 
Redes Sociais:




2 comentários.:

  1. This is such an important post. Thank you for sharing this information.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do post. Ele está bem informativo.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts interessantes. Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir

 
Páginas em Preto © Todos os direitos reservados.