5.6.16

Em boca fechada...(por Vanessa Bárbara)





"Como saber se um finlandês gosta de você?Fácil:se ele estiver olhando para o seu sapato em vez do dele".Quem conta a piada é a escritora Susan Cain no livro O Poder dos Quietos (Agir,2012),em que fala da fama de introvertidos que os nórdicos têm.

Não sou finlandesa.Mas muitas vezes prefiro ficar em casa lendo a ir a uma festa,fazer palavras cruzadas em vez de socializar com estranhos,assistir a um filme em vez de sair para beber.Gente muito animada me dá alergia,assim como rodinhas de violão estridentes.Dar entrevistas para a tevê me é tão prazeroso quanto tomar uma injeção.

O introvertido é uma pessoa sensível que se sente confortável tendo a si mesma como companhia.Prefere ambientes sossegados e gosta mais de ouvir do que de falar.De acordo com Susan,um terço da população é assim.A introversão é um pouco diferente da timidez,que é o medo do julgamento social,e se define melhor pelo modo como respondemos aos estímulos,incluindo os sociais.

Introvertidos sentem-se bem com menos estímulos e são atraídos pelo mundo do pensamento e do sentimento;extrovertidos são motivados por muita atividade e pela companhia dos outros.Funcionam de forma diferente.

Ainda assim,aprendemos que introversão é defeito.Na escola e no trabalho,a extroversão tornou-se um padrão opressivo que a maioria de nós acha que deve seguir.Quando eu estava no ensino médio,tomei uma advertência por ser antissocial.Diziam que eu deveria me esforçar para ser mais extrovertida,do contrário não seria nada mais na vida.Assim como muita gente,fui coagida a sair da concha.

Com o tempo,vi que o ideal expansivo é uma bobagem.Ninguém deve se sentir obrigado a ser quem não é.Hoje,adoro jogar vôlei e dançar,mas sei que preciso recarregar as baterias ficando sozinha.Virei escritora em vez de repórter e não sinto necessidade de provar meu valor sendo sociável o tempo inteiro.E acho a maior graça quando me aconselham a sair da concha:respondo que ninguém diz isso ao molusco e boto de volta o fone ouvido.

(Texto escrito por Vanessa Bárbara,publicado na Revista Gloss/Julho 2013).

Siga o Páginas nas redes sociais:



4 comentários.:

  1. cada um tem uma forma de sair da casca né? as vezes as pessoas julgam sem saber, por achar que existem padrões a ser seguidos sem questionamentos... tb gosto de ter meu tempo, sou beeeem caseira

    Ciranda da Bailarina

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Sou extremamente tímida e acabo de descobrir que sou introvertida também. Acho que na hora certa cada um se liberta do seu casulo, entretanto, tem que ser no tempo certo e não forçado
    Beijos
    http://lolamantovani.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Lindo , lindo!

    http://blogcoisasdamaandy.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir

 
Páginas em Preto © Todos os direitos reservados.