Na segunda e última parte da série "Como Desenvolvi o Meu Mídia Kit",eu mostro uma espécie de roteiro de dicas para você montar o seu Mídia.
Primeiramente eu convido você para conferir a primeira parte desta série clicando aqui.Hoje eu mostro uma espécie de de roteiro de dicas para o desenvolvimento do seu mídia kit.
Volto a ressaltar que eu sou totalmente amadora neste quesito e que todos os meus relatos nestes dois posts são baseados em pesquisas realizadas na internet,por isso,desde já eu peço desculpas para quem entende deste assunto caso eu diga algo errado,e fiquem a vontade para me corrigir nos comentários ok?
➟Realize um Pesquisa de Público no seu blog:
A primeira providência que você deverá tomar quando decidir fazer o seu Mídia Kit é realizar uma pesquisa de público no seu blog.
Grande parte das informações obtidas através das respostas dos seus seguidores poderão ser utilizadas para nivelar e conhecer o seu público alvo,bem como saber se o mesmo é compatível com a empresa que você deseja firmar parceria.
Não sabe como fazer um questionário?,no google é possível encontrar diversos modelos para você se inspirar e aqui no Páginas tem exemplos também.
➟Buscando Inspirações:Agora que você já possui dados suficientes sobre o seu público chegou a hora de buscar inspirações para montar o seu próprio modelo caso você opte por fazer tudo sozinha.
Primeiramente eu convido você para conferir a primeira parte desta série clicando aqui.Hoje eu mostro uma espécie de de roteiro de dicas para o desenvolvimento do seu mídia kit.
Volto a ressaltar que eu sou totalmente amadora neste quesito e que todos os meus relatos nestes dois posts são baseados em pesquisas realizadas na internet,por isso,desde já eu peço desculpas para quem entende deste assunto caso eu diga algo errado,e fiquem a vontade para me corrigir nos comentários ok?
➟Realize um Pesquisa de Público no seu blog:
A primeira providência que você deverá tomar quando decidir fazer o seu Mídia Kit é realizar uma pesquisa de público no seu blog.
Grande parte das informações obtidas através das respostas dos seus seguidores poderão ser utilizadas para nivelar e conhecer o seu público alvo,bem como saber se o mesmo é compatível com a empresa que você deseja firmar parceria.
Não sabe como fazer um questionário?,no google é possível encontrar diversos modelos para você se inspirar e aqui no Páginas tem exemplos também.
➟Buscando Inspirações:Agora que você já possui dados suficientes sobre o seu público chegou a hora de buscar inspirações para montar o seu próprio modelo caso você opte por fazer tudo sozinha.
Na internet é possível encontrar diversos exemplo e em determinados casos alguns blogs fornecem o seu próprio modelo para inspiração,por isso,utilize o mesmo somente como inspiração e não copie o o mesmo de modo algum.
➟Modelos e Programas Base:Entre os diversos tipos de modelos que você poderá utilizar para desenvolver o seu mídia eu vou destacar três:
1-Modelo Tipo Slide:Eu utilizei esse modelo "Slide" do Power Point por conta da facilidade que o mesmo oferece no que diz respeito as suas funções,como por exemplo adicionar imagens e fundos personalizados.
2-Modelo Infográfico:Caso você deseja algo diferente recomendo utilizar o Canva(já falei sobre este programa neste post),nele você poderá customizar o seu projeto a partir de diversos modelos prontos(exemplos) ou começar do zero.
3-Modelo Currículo:Outra opção que você poderá utilizar é o modelo "Currículo",onde você poderá apresentar o seu trabalho de uma maneira um tanto quanto mais formal.
Você pode começar a fazer o seu mídia kit utilizando o Microsoft Word ou o Power Point caso o seu sistema operacional seja o Windows,existem também alguns programas online gratuitos como o "Canva" que foi citado acima.
➟A Aparência:A aparência conta muito,por esse motivo utilize a criatividade caso seja você que for desenvolvê-lo,entretanto,não se esqueça de que "menos é mais",por isso procure utilizar cores neutras para fundo e fonte de letras,tome cuidado também quando for adicionar imagens para que as mesmas não "briguem" com o restante do projeto e não se esqueça de dar os devidos créditos caso a mesma não for sua.
E lembre-se:o mídia kit não deixa de ser um documento e o mesmo deve passar um ar profissional e de comprometimento.
➟Fique atenta a ortografia:Procure prestar bastante atenção no modo que pelo qual você irá escrever as informações,evite erros gramaticais,de concordância entre outros,na dúvida utilize um dicionário ou corretores ortográficos.
E lembre-se:o mídia kit não deixa de ser um documento e o mesmo deve passar um ar profissional e de comprometimento.
Importante:Procure utilizar o mesmo jogo de cores bem como o logo do seu blog no seu Mídia Kit.
➟Fique atenta a ortografia:Procure prestar bastante atenção no modo que pelo qual você irá escrever as informações,evite erros gramaticais,de concordância entre outros,na dúvida utilize um dicionário ou corretores ortográficos.
➟O Roteiro de informações: É de extrema importância ter um roteiro para que as informações não fiquem soltas pelo documento.
Uma sugestão de roteiro seria desta forma:
1-Apresentação do Blog;
2-Perfil de Público;
3-Estatisticas(que inclui visualizações de páginas únicas,diárias e mensais,pais e região);
4-Midias Sociais(links de todas as mídias sociais juntamente com o número de seguidores das respectivas);
5-Explicar o porque que as empresas devem anunciar ou fazer parceria no seu blog;
6-Empresas que você já foi parceira,Prêmios e Reportagens onde você ou seu blog foram citados;
7-Forma de divulgação;
8-Valores de postagens pagas ou banners[Opcional];
9-Contato;
Uma sugestão de roteiro seria desta forma:
1-Apresentação do Blog;
2-Perfil de Público;
3-Estatisticas(que inclui visualizações de páginas únicas,diárias e mensais,pais e região);
4-Midias Sociais(links de todas as mídias sociais juntamente com o número de seguidores das respectivas);
5-Explicar o porque que as empresas devem anunciar ou fazer parceria no seu blog;
6-Empresas que você já foi parceira,Prêmios e Reportagens onde você ou seu blog foram citados;
7-Forma de divulgação;
8-Valores de postagens pagas ou banners[Opcional];
9-Contato;
➟As Estatísticas: Essa é a parte mais importante do seu mídia kit,pois grande parte das empresas utilizam o número de visualizações e de seguidores do seu blog como critério para fechar uma parceria.
Em primeiro lugar:Jamais minta ou manipule os dados pois a empresa vai descobrir mais cedo ou mais tarde.
Em segundo lugar:Mais Rafa eu não tenho um número grande de seguidores,como vou chamar a atenção das empresas?,se você não possui números expressivos adicione no seu mídia kit as melhores qualidades do seu blog.E não se esqueça de batalhar sempre para melhorar ainda mais o seu conteúdo.
Não se esqueça de adicionar os prints comprovando todos os dados referentes as estatísticas do seu blog.
Em primeiro lugar:Jamais minta ou manipule os dados pois a empresa vai descobrir mais cedo ou mais tarde.
Em segundo lugar:Mais Rafa eu não tenho um número grande de seguidores,como vou chamar a atenção das empresas?,se você não possui números expressivos adicione no seu mídia kit as melhores qualidades do seu blog.E não se esqueça de batalhar sempre para melhorar ainda mais o seu conteúdo.
Não se esqueça de adicionar os prints comprovando todos os dados referentes as estatísticas do seu blog.
➟Salvando o seu Projeto:Caso você utilize o programa Microsoft Power Point ou Microsoft Word aconselho você a salvar em dois formatos:
1-Formato PDF
2-Formato Apresentação do Power Point
Eu salvo o meu mídia nos dois formatos,mais quando o mesmo é solicitado por alguma empresa eu envio no formato PDF,deixando o formato apresentação somente para editar.
Espero que vocês tenham gostado desta série,e se caso tenha faltado algum tópico que eu não tenha abordado me avisem aqui nos comentários(se houver muitas dúvidas e assuntos não abordados posso fazer a parte 3 desta série,ou se quiserem sugerir outro tema de série fiquem a vontade).
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Olá Rafa,
ResponderExcluirGostei muito do post explicativo de mídia kit. Desenvolvi o meu um tempinho atrás e vejo que posso melhorá-lo através do canva. :D Mas, um item ruim é quando você tem que refazer porque mudou algo por ser em pdf.
Um beijo,
www.purestyle.com.br
Eu faço igual você, salvo nos dois formatos mas envio em PDF e deixo o outro pra editar. Gostei de ver o passo a passo, nem pensei muito quando fiz HAHAH
ResponderExcluirwww.vestindoideias.com
Muito bacanas as dicas Rafa, ter um Mídia Kit é essencial para todo blog!
ResponderExcluirUm beijo! Não Me Mande Flores ♥
Boas dicas.
ResponderExcluirIsabel Sá
Brilhos da Moda
Tema bem importante e esclarecedor. Gostei dessa segunda parte por ser bem prática.
ResponderExcluirBeijos e bom restante de semana.
Jovem Jornalista
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