9.1.19

Organização Financeira



Começo do ano é uma ótima época para se organizar no que diz respeito as finanças,por este motivo vamos conversar um pouco mais sobre isso.

Ter uma boa organização financeira bem como traçar uma plano estratégico para o ano inteiro é algo bastante importante.

Eu sempre procurei ser bem organizada com as minhas finanças,entretanto,quando atingimos a maturidade as nossas responsabilidades dobram e consequentemente atingir os nossos sonhos materiais exigem um pouco mais de pensamento e planejamento.

Logo abaixo eu listei alguns tópicos interessantes sobre isso e que eu também aplico na minha vida financeira:

Avalie a Sua situação financeira:Fazer uma avaliação geral da sua atual situação financeira é muito importante e também é basicamente o ponta pé inicial de tudo.

-Se você tem dividas é necessário fazer um levantamento do valor total de cada uma delas.Verifique se as mesmas possuem juros e se é possível realizar uma negociação destes valores.
Em algumas das minhas pesquisas sobre este assunto na internet,foi indicado como um método de solução a utilização do décimo terceiro para saldar estas dividas,entretanto,isto fica ao critério de cada um.

-Caso não tenha dividas é importante rever os possíveis gastos que terá durante o ano,para assim poder manter o seu saldo financeiro no azul.

Anote e dê Preferência aos Gastos Fixos:Contas de luz,Água,Aluguel(ou prestação de financiamentos) entre outros são gastos fixos que na medida do possível não devem ser deixados para segundo plano,visto que os mesmos apresentam um perigo de virar uma verdadeira bola de neve.

O hábito de anotar em uma planilha ou aplicativo todos os gastos ajudam a realizar um comparativo interessante,por exemplo,no caso de conta de luz e água,é possível ver se está tendo um gasto a mais e poder providenciar reparos e soluções para assim diminuir o valor da conta.

Não Gaste Aquilo Que Não Tem:Uma das questões mais perigosas em relação a finanças principalmente para se entrar em uma divida desnecessária é gastar aquilo que não se tem.Eu sei que é tentador ver aquele sapato com aquele desconto que você estava esperando a anos,entretanto,é necessário verificar se as suas finanças estão compatíveis com o valor do produto ou serviço,caso o contrário é melhor deixar para depois.

Corte As Despesas Descartáveis:Se pararmos para analisar é possível encontrar um ou outro gasto na nossa rotina financeira que podemos denominar como "descartáveis".Existem determinadas despesas que são possíveis fazer concessões e substituições. Pense nisso como um bem maior para a sua situação financeira e para usufruir de outras coisas no futuro.

Tenha Um Fundo Destinado Para Emergências:Imprevistos sempre acontecem e geralmente quando menos esperamos certo?,por isso é muito importante ter um "fundo e emergência" a parte das suas finanças pessoais,para que assim que houver alguma dificuldade você possa utilizar o dinheiro deste fundo sem se preocupar.


Sobre a Poupança:Muito se discute sobre os prós e contras em relação a ter uma poupança,então eu vou falar um pouco da minha experiência pessoal.Já faz um bom tempo que eu tenho uma poupança,e este dinheiro faz parte do quesito

Planejamento a curto,médio e longo prazo:Planejar as suas financias para curto,longo e médio prazo são extremamente importantes para dar um bom destino consciente ao seu dinheiro.

Procure analisar bem se aquele carro 0km deverá ser adquirido agora ou se a sua prioridade é a casa própria ou a Faculdade.


Consuma de maneira consciente:
Comprar por impulso é algo um tanto quanto perigoso,desta forma a primeira coisa a ser feita é verificar todos os itens que você possui e comprar somente o necessário.

Tenha o hábito de criar listas quando for comprar algo seja em relação a comida ou a roupas e acessórios do dia a dia,assim poderá evitar a tentação de comprar algo que você não necessita atualmente.



Quero ressaltar que tudo o que foi dito acima são sugestões.Caso você tenha dúvidas sobre a sua situação financeira procure um profissional para te auxiliar a planejar da melhor forma possível.      


Como vocês organizam as finanças pessoais e da família de vocês?
Contem para Mim!!! 

"Post Programado.Estarei de volta dia 28 de Janeiro."



Siga o Páginas nas Redes Sociais:


 

4 comentários.:

  1. Dicas preciosas. Início de ano muitas pessoas já começam individadas.
    Bom restante de semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  2. It is great post. We indeed did the same thing few days ago.

    ResponderExcluir
  3. mt boas dicas! alem de pagar suas dividas tem que ter foco e prioridade pra economizar

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir

 
Páginas em Preto © Todos os direitos reservados.