21.10.20

Saiba Mais Sobre Câncer de Mama e de Colo Uterino(Outubro Rosa)

Por www.jaraguanoticia.com


Como mulher,blogueira e profissional da saúde eu não poderia ficar de fora dessa campanha tão importante destinada á nós mulheres: a prevenção do Câncer de Mama e de Colo Uterino.



Câncer de mama é o cancro do tecido da mama. Mundialmente, é a forma mais comum de cancro em mulheres - afetando, em algum momento de suas vidas, aproximadamente uma em cada nove a uma em cada treze mulheres que atingem os noventa anos. É a segunda maior causa fatal de tumor em mulheres e o número de casos vem crescendo significativamente desde 1970, um fenômeno parcialmente culpado pelo estilo de vida moderno do mundo ocidental.Uma vez que o peito é composto por tecidos idênticos em homens e mulheres, o cancro da mama também ocorre em homens, embora estes casos sejam menos de 1% do total de diagnósticos.


*Sintomas:O cancro não causa dor física a não ser indiretamente estágios avançados. Por essa razão é importante que se faça o auto-exame da mama para sua identificação precoce. O cancro da mama pode apresentar diversos sintomas:
  • Aparecimento de nódulo ou endurecimento da mama ou debaixo do braço;
  • Mudança no tamanho ou no formato da mama;
  • Alteração na coloração ou na sensibilidade da pele da mama ou da aréola;
  • Secreção contínua por um dos ductos;
  • Retração da pele da mama ou do mamilo;
  • Inchaço significativo ou distorção da pele e ou mucosas.

*Tratamento:O tratamento depende do estagio do câncer e pode ser feito com radioterapia,quimioterapia ou cirurgias.
Frequentemente é necessário realizar uma mastectomia no seio afetado.


*Prevenção: Ser A sucetivel ao câncer de mama ocorre por herança tanto paterna quanto materna, e o risco aumenta de acordo com o número de indivíduos afetados na família. O carcinoma é mais comum em mulheres com sobrepeso e que fazem pois dietas gordurosas aumentam a presença de bactérias capazes de converter colesterol e estrógeno.
Em caso de suspeita ou anualmente após os 40 anos deve ser feita uma mamografia, porém, no Brasil, mais de 75% dos mamógrafos estão em clínicas particulares, restritos apenas aos que possuem planos de saúde ou condições financeiras para pagar o exame. A dificuldade na realização de mamografia e a demora no atendimento hospitalar desmotiva muitas mulheres a fazerem diagnósticos preventivos.
Em caso de pacientes de alto risco, (Casos na família, hormônios femininos elevados e genes BRCA1 ou/e BRCA2), pode ser feito uma mastectomia e retirada dos ovários preventivamente.


câncer ou cancro cervical ou do colo do útero é um tipo de câncer que ocorre no colo do útero (cérvice uterino). Está estreitamente relacionado com o vírus HPV.

*Causas:A principal causa é o vírus HPV. Sabe-se que em cada 10 casos de câncer cervical 9 apresentam-se associados ao grupo B do Papiloma Vírus Humano, o tabagismo, multiplicidade de parceiros sexuais, baixas condições sócio econômicas, relações sexuais precoces e o uso de contraceptivos orais são fatores de risco.

*Diagnóstico:O diagnóstico é realizado através de amostra citológica (Papanicolau) ou anatomopatológica (biópsias). A colposcopia, observação microscópica com aumento de até 40x, favorece o mapeamento de lesões no colo do útero.

*Tratamento:O tratamento geralmente é por cirurgia, radioterapia e quimioterapia, e depende das condições do paciente, do tipo de tumor e da sua procedência.

*Prevenção:A prevenção pode ser feita através da vacina contra o HPV em pessoas que ainda não tiveram contato com o vírus HPV.Através do exame de Papanicolau é possível realizar a monitorização das mulheres.


Créditos: Wikipedia 1 | Wikipedia 2

"Lembrando que este é um post informativo.Visite um médico de confiança para maiores e melhores informações".


Siga o Páginas nas Redes Sociais:
 
 

6 comentários.:

  1. Acho super legal esse projeto, afinal nos mulheres temos que sempre nos consultar..
    Dê uma passadinha no meu blog: http://domeujeito-mafacon.blogspot.com.br/
    Beijos Rafa <3
    Ju.

    ResponderExcluir
  2. Eu adorei o post e compartilhei na fan page do blog!

    Beijos
    Mulher Antenadíssima ♥♥

    ResponderExcluir
  3. Very important post 😊 thanks for your sharing 😊

    ResponderExcluir
  4. Thank you very much for your helpful post! Please check out my newest post as well)

    ResponderExcluir
  5. Eu AMEI esse post e não foi pouco! Super informativo! Infelizmente eu tenho um caso de câncer de mama por parte da minha família de lado materno, eu tenho 26 anos, sempre faço o autoexame, e por mais que eu queira fazer mamografia os médicos nunca solicitam por que dizem que sou muito nova, então me cuido como é possível.
    É importante se lembrar do autocuidado o ano inteiro né?!
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela iniciativa. Post simples, porém informativo.

    Bom fim de semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir

 
Páginas em Preto © Todos os direitos reservados.