15.3.17

Como Desenvolvi o Meu Mídia Kit- Parte 1



Neste post eu quero falar um pouco sobre como foi o processo de produção/desenvolvimento do mídia kit do Páginas e também algumas explicações sobre isso.

Na minha opinião o mídia kit é uma espécie de currículo do nosso blog.Eu particularmente não sabia a real importância do mesmo até começar a realizar algumas parcerias que exigiam informações mais detalhadas e condensadas em um só lugar. 

Nessa série eu vou contar um pouco de como desenvolvi o meu Mídia Kit.Na primeira parte eu vou falar um pouco sobre os principais motivos para você ter um e na segunda vou falar um pouco do passo a passo de como eu criei o meu. 

Quero ressaltar que eu sou totalmente amadora e todos os meus relatos na primeira e na segunda parte desta série foi fruto de muitas pesquisas na internet,por isso,desde já eu peço desculpas para quem entende deste assunto caso eu diga algo errado,e fiquem a a vontade para me corrigir nos comentários. ok?  


 

Quando pensamos em Mídia Kit é necessário ter em mente os principais motivos para ter um,logo abaixo eu trago algumas perguntas e respostas interessantes sobre isso:


Por que Fazer/Ter um Mídia Kit?: 
Com o surgimento crescente de blogs e canais no Youtube é inevitável que a concorrência seja bastante acirrada,por esse motivo é necessário que nos blogueiras/vlogueiras façamos algo para destacar o nosso trabalho e ter um Mídia Kit agregará todas as qualidades que os nossos blogs/canais possuem.


Engana-se quem pensa que isso é uma frescura,se você deseja realizar parceria com empresas ou divulgar o seu trabalho com ou sem fins lucrativos é necessário você fazer um.É através
dele que as empresas poderão conhecer um pouco mais sobre o trabalho que você desenvolve no seu blog/canal.

➨Não interesse em firmar parceria com nenhuma empresa e por que ainda assim preciso ter um Mídia Kit?
Mesmo que você não tenha interesse em firmar parceria com empresas ou ganhar dinheiro com o seu blog é muito importante você ter um Mídia Kit para acompanhar o engajamento dos seus leitores,quais são as postagens e tags que fazem mais sucesso ou qual o assunto que mais chama a atenção nos seus vídeos.

Entretanto,se você achar que é mais fácil verificar o seus dados diretamente do Google Analytics ou outro sistema fique a vontade. 


Fazer o seu próprio Mídia Kit ou Pagar para alguém fazer?
É possível fazer o seu sozinha(eu mesma fiz o meu com ajuda de diversos tutoriais na internet,mais nada impede que você pague um profissional para desenvolver o seu.Aconselho que você realize diversos orçamentos antes de fechar negócio ok?


Qual é o limite de informações contidas? 
Quanto maior for o número de informações que você disponibilizar é melhor,entretanto,procure selecionar aquelas que forem mais relevantes para não criar um Mídia Kit enorme e cansativo de se ler.


➨Quais são as vantagens?
As vantagens são muitas,um exemplo é ao invés de enviar um e-mail enorme com todas as informações você poderá escrever uma breve descrição e informar que o mídia kit contendo outras informação estará disponível em anexo.Além disso você irá conhecer melhor o seu blog.

De quanto em quanto tempo devo atualizá-lo?
A atualização do mesmo vai variar de pessoa para pessoa,eu atualizo o meu uma vez por ano,e a cada dois meses no que diz respeito aos números de redes sociais. 


➨Quanto tempo demora para obter retorno?:
Talvez uma das perguntas mais comentadas é quanto tempo demora para uma empresa retornar um e-mail(contendo mídia kit e a apresentação do blog)enviado para uma possível parceria.


Espero que vocês tenham gostado desta primeira parte e se caso ficou alguma dúvida ou tenha faltado alguma informação não deixe de me falar aqui nos comentários ok?

Em breve trarei a segunda e última parte desta série.

Siga o Páginas nas Redes Sociais:




14 comentários.:

  1. Boas dicas! Eu também fiz o meu e fiquei cheia de duvidas no inicio ;D

    Bjinhos,
    ❥ AmigaDelicada.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu amo Midia Kit, apesar de odiá-los tbm, trabalho com isso e às vezes recebo uns absurdos de empresas grandes que fico ???????? achei mt bacana seu post!!

    bjs, Carol | Espilotríssimo
    www.carolespilotro.com

    ResponderExcluir
  3. Ótimo post, ficou tudo muito detalhado! Já quero ver a parte 2!

    BLOG NAH BOA || INSTA @NAHBOA || CANAL NAH BOA

    ResponderExcluir
  4. Amei o post, eu tenho que fazer um mídia kit também, e atualizar algumas coisas no blog (como a minha apresentação hahha). Tô enrolando bastante, mas vou fazer logo. O mídia Kit eu sempre tenho dúvida se eu faço como se fosse tipo slide (já vi alguns assim) ou como se fosse estilo do tamanho de infográfico ou currículo (daquele site canva).

    beijos,
    deloucostodossomosumpouco.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Rafa, adorei o primeiro post! Muito lega e útil, eu ainda não fiz o meu hahah vou esperar a parte 2 :)

    somehowme.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Rafa, ter um Mídia Kit é realmente muito importante, concordo demais com você!

    Um beijo! Não Me Mande Flores

    ResponderExcluir
  7. Um midia kit acaba sendo mais que fundamental sempre! Amei o post.
    Beijinhoos. 💖
    Amor de Lua Azul
    Instagram - Google + - Twitter

    ResponderExcluir
  8. Eu ainda não tenho mais quero fazer meu kit mídia mais,
    qual quer coisa vou pedir ajuda a você, amei essa postagem
    obrigado pela visita.
    Blog: https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderExcluir
  9. Muito importante você trazer esse tipo de post. Já pensei nisso algumas vezes.

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir
  10. Acho super importante ter um media kit :)
    Segui o blog, beijinhos
    Aqui fica o meu, www.prettyinpink.pt

    ResponderExcluir
  11. Post muito útil. Tenho andado a investigar sobre media kits.

    Estou a seguir o blog. Quer seguir o meu de volta? :)
    //Experiências e Constatações\\

    ResponderExcluir

 
Páginas em Preto © Todos os direitos reservados.